Tênis para Trail Run


Continuando as dicas sobre Trail Run, hoje venho falar pra vocês sobre os tênis para essa prática.

Muitos devem pensar: tênis específico pra isso? Não pode ser o mesmo que corro no asfalto? Eu também pensei assim na minha primeira experiência nesse tipo de prova… E senti na pele o que é fazer uma prova dessas com tênis de asfalto!

Minha primeira prova desse tipo foi a Montain Do em Campos do Jordão, em 2014. Fui convidada e fui meio que no “oba oba”, sem me preparar ou pensar no que seria necessário. Só peguei meu tênis e fui. Durante o percurso eu fui notando a dificuldade do tênis de corrida normal no meio do terreno escorregadio… Foi ai que notei que o tênis precisaria ter um certo “agarre” no solo, para poder correr sem ter medo de cair…

Exemplo da sola do tênis de trail, com os “agarres”


Pretendendo participar de novas provas, fui atrás para conhecer mais sobre o que eu precisaria para poder participar  sem o medo de tomar um escorregão.
A primeira coisa que descobri foi sobre qual tênis usar. Os tênis trail necessitam de uma agarre no solo, que podem ser mais ou menos acentuados dependendo do tênis e do terreno.

Modelos ASICS GEL FUJI ATTACK 5 e THE NORTH FACE ULTRA MT


Quanto mais escorregadio, maior a importância dos cravos na sola. São elas que nos ajudam a estabilizar o pé e nos sentirmos menos propensos a quedas. Se o terreno é mais do tipo terra batida, o tênis não necessita de tantos cravos, pode ter a sola híbrida. A função desse tipo de tênis é sempre proporcionar maior estabilidade e segurança.

Modelos trail da Adidas: KANADIA 7 e KANADIA 7 TR


Os tênis para trail running costumam ter os mesmos valores dos tênis de corridas de rua. Você encontrará desde os mais baratinhos até os mais caros… Pense no uso que você dará a eles, mas pense também na sua segurança. Pode parecer besteira investir em um tênis caro logo de início, principalmente se você não for praticar sempre. Porém se sua primeira prova for uma K21, eu recomendo que você invista em um modelo que tenha um bom agarre, porque você vai precisar se sentir seguro.
Eu tenho 2 modelos de Salomon, o XR Mission, modelo híbrido, que foi meu primeiro desse tipo, e um Speedcrooss 3, meu atual xodó que me segura nos barrancos das provas mais desafiadoras. 

Modelos da Salomon: SPEEDCROSS 3 e XR MISSION


Analiso sempre os terrenos das provas que me inscrevo para saber qual tênis devo usar em cada uma. Quando eu fico em dúvida, eu questiono meu treinador, que sempre acerta qual modelo devo usar😊

Modelos NEW BALANCE T790 e NIKE WILD TRAIL

Modelos da Puma e da Saucony

Tem um detalhe super importante que você também precisa saber sobre os tênis Trail! Eles nunca terminam uma prova ou um treino do jeito que começaram! Se prepare para não ter dó do “bichinho” porque ele vai ficar bem sujinho! Mas também se ele ficasse limpinho, qual seria a graça né? 😉

Sem dó! Lavou, tá novo de novo 🙂🙃


Espero poder ter ajudado um pouquinho mais! A maioria dos tênis estão com link para compra na Netshoes, se quiserem conhecer mais sobre cada modelo, só clicar 😉
SALOMON SPEEDCROSS 3

ASICS GEL FUJI ATTACK 5

THE NORTH FACE ULTRA MT

ADIDAS KANADIA 7 TR

ADIDAS KANADIA 7

NEW BALANCE T790

NIKE WILD TRAIL

O próximo post dessa série será sobre acessórios úteis para o Trail Run! Até lá! 😉


@julibak

Deixe um comentário