10k Tribuna – Santos


Continuando minha saga de provas e viagens, domingo, dia 15/05 foi dia de ir pra Santos! Concordo que a viagem nem foi tão longe assim, mas o desafio foi grande! Tudo começou no ano passado, quando conheci de verdade a famosa prova 10K da Tribuna. Meus amigos foram participar e contaram tanto sobre a prova e a cidade que pensei “Ano que vem eu vou”. Mas o que me fez ter vontade de ir? É uma prova plana, com quilometragem “baixa” e que permite que possamos tentar nos superar… Foi essa a motivação maior.

 

No início do ano, meu treinador Emerson Bisan conversou comigo: você precisa se desafiar em alguma prova de km menor (menor porque estou totalmente focada nos 21k esse ano), ai virei pra ele e falei: já tenho a prova certa pra isso! E assim foi! Treinamentos aconteceram até a chegada do grande dia.

 Para quem não conhece, essa prova é super tradicional! Esse ano aconteceu a 31ª edição. A primeira ocorreu em 1986, e foi criada com o intuito de ser seletiva para a São Silvestre. Ela começou tímida, haviam apenas 950 inscritos. Em 1993 começaram a surgir os pelotões e a prova começou a crescer, com mais de 1300 inscritos. Em 1997, Vanderlei Cordeiro de Lima venceu a prova e bateu o record com o tempo de 28min e 01seg! A partir de 1998 a prova começou a ter destaque internacional, e os gringos começaram a vencer por aqui. Esse ano a prova contou com a participação de mais de 20mil pessoas inscritas! Cresceu bastante né?

Pegando todas as energias boas antes da largada!


 

Por ter tantos interessados, as inscrições são bem concorridas. Tanto que meus amigos me orientaram: no dia que a inscrição abrir, fica atenta! E foi assim que fiz! Nos primeiros momentos entrei e fiz tranquilamente a inscrição. O que achei diferente foi a escolha do pelotão de largada: para a categoria amadora são 3 pelotões com largadas de 15 minutos de diferença entre cada uma. Além desses pelotões, há ainda os da Elite A, Premium, Elite B, Cadeirantes e Caminhantes. Outro diferencial que acontece em poucas provas: receber o kit de participação em casa. Achei essa opção um pouco salgada… por isso optei por ir buscar mesmo.

 

Fui buscar o kit no sábado pela manhã. Estava bem tranquilo e o esquema da retirada me lembrou até a retirada de kit da maratona do Rio, só que sem a feira de produtos. O sistema é super organizado, nosso nome sai na tela para conferência, gerando aquele friozinho na barriga 😬

Retirada do kit em Santos


 

E o dia chegou! Fomos bem cedo para a largada, o que foi ótimo pra dar uma acalmada, encontrar os amigos, tirar fotos… E descobrir uma informação importante do regulamento:

Elite B: fazem parte desta categoria atletas amadores que, nos 10 Km Tribuna FM • Unilus 2015, tiveram tempo igual ou inferior a 46 (quarenta e seis) minutos para os homens e 55 (cinquenta e cinco) minutos para as mulheres…”

Pouco antes da largada! “Pouca” gente né?

Eu estava acompanhada do meu amigo Greg que conquistou esse direito na prova de 2015! Ele virou pra mim e disse: “Qual sua previsão pra hoje? Acho que você consegue isso!”. Realmente minha vontade era de fazer um novo RP (record pessoal)… tudo que me falaram da prova me dava condições pra isso, mas não tinha caído minha ficha nessa tal “Elite B”. Recebi muitos incentivos de pessoas muito queridas, isso começou a me pilhar e decidi que iria me esforçar além do que eu estava prevendo.

E foi assim! As 8:15 eu larguei e só tinha um foco: chegar o quanto antes no fim. Quem me conhece sabe que eu não ligo para essas coisas. Lógico que sempre tento melhorar, treino pra isso, mas a minha principal motivação é sempre me divertir e estar com as pessoas que eu gosto. Dessa vez, eu quis fazer tudo ao mesmo tempo: Corri, pensei, sonhei, foquei, me diverti e mal respirei! (risos). O percurso realmente foi todo plano, passando pelo centro de Santos e indo em direção a praia. Infelizmente foram só 2,5k de orla olhando o mar, mas os  incentivos dos moradores durante todo o percurso foi muito legal! Haviam pessoas nos incentivando com placas, gritos, palmas no caminho todo! Pra quem quisesse tinha até churrasco e cerveja! (risos). Toda essa atmosfera me impressionou! Não estamos acostumados com isso em provas de 10K em São Paulo, né?

Fui além do meu limite! Quando entrei na orla e vi o mar, aquelas pessoas torcendo, eu só pensava que queria conquistar e comemorar com todos que estavam me apoiando. Confesso que cansei! Mas faltava pouco e não deixei ele dominar, faltava tão pouco! Cruzei a linha de chegada acabada! Mas tão feliz que não cabia em mim. Tinha conseguido o tempo para a Elite B e meu melhor tempo nos 10k!

Concentração no percurso e alegria da chegada!


 

Quero agradecer de novo a todos que me incentivaram a me superar! Thi, Greg, Filó, Hugo, Vone, Vand… Vocês foram demais! E ao meu coach, só uma palavrinha: Obrigada por acreditar em mim, mais que eu mesma!

Amigos queridos no pós prova e medalhinha que será guardada com carinho!

Agora terei que voltar ano que vem, né?? Quem vai comigo? 


@julibak

 

3 comentários sobre “10k Tribuna – Santos

  1. Pingback: Tribuna de Santos, o retorno! | Gatas Na Pixta

Deixe um comentário