Maratona do Rio 2016

Domingo foi dia dela, a maratona mais linda do Brasil! Estive por lá, para realizar a meia maratona. Conheci a prova no ano passado e me apaixonei tanto que me inscrevi para a edição desse ano pouco tempo depois de voltar de lá! Para ajudar, esse ano ela ainda veio junto com um feriadinho, o que ajudou a aproveitar ainda mais a cidade maravilhosa.
Apesar de ser chamada de maratona, a prova além dos 42k possui as distâncias de 21 e 6k, essa última chamada de Family Run. Dá para atender todos os públicos, chamar a família e fazer aquela bagunça. Essa prova é uma festa só!

Feira da maratona

Ela começa na feira de retirada de kit! E se assemelha bem com a organização das provas internacionais que eu fui: além do kit, com identificação do atleta na tela (o que dá aquele friozinho na barriga) tem a feira de produtinhos, inclusive com uma loja bem grande da Olympikus, patrocinadora da corrida, que esse ano tinha alguns produtos oficiais da seleção de vôlei, para as Olimpíadas. Imagina se eu não pirei com isso? 😱

Ônibus e vibração da largada


A logística para correr as distâncias de 21 e 42 devem ser pensadas logo na inscrição da prova, porque o percurso das duas não é composto pela mesma largada/chegada. Eles são de direção única, o que eu adoro! Não gosto de passar mais de uma vez no mesmo lugar enquanto corro. Só que para isso ser possível, deve-se pensar em como ir ou voltar da largada ou chegada. Pensando nisso, a organização disponibiliza ônibus que saem do Aterro do Flamengo e levam os participantes das duas distâncias na sua largada. Para termos acesso à ele, basta incluir esse custo no momento de inscrição da corrida. Feito isso, durante a retirada do kit, vc ganha um voucher que te dá direito a entrada nos mesmos.

Trechos do percurso

Fiz a prova com a expectativa de ter um desempenho melhor que o do ano passado… Estava focada nisso, mas confesso que a paisagem da prova me desviou um pouco do objetivo. Ela é praticamente toda a beira mar 😍 O visual é muito lindo! Eu sou apaixonada pelo mar e com essa vista tudo fluiu muito fácil, porque prestei mais atenção nela do que no que realmente estava fazendo. Com um visual desses a mente relaxa, pensamentos bons surgem e os objetivos são alcançados mais facilmente né?

Trechos do percurso 😍

Apesar do calor, não sofri muito porque a prova estava com a hidratação boa, com postos de água e gatorade, além de postos de comidinhas para os atletas da maratona.

Outro diferencial dessa prova: a galera sai nas ruas para torcer! Isso é tão raro no Brasil… E foi tão legal, você vê pais esperando filhos, maridos esperando esposas (e vice versa), filhos esperando os pais… Todos sorrindo para dar uma palavra de incentivo à alguém querido e até mesmo para os desconhecidos! Se todos soubessem como é gostoso receber um incentivo desses durante uma prova, com certeza todas elas teriam essa festa no percurso.

Toda feliz na chegada!


Consegui meu objetivo na prova! Aproveitei a paisagem, namorei bastante o mar, consegui outro RP e fui feliz! Tem como ser melhor?

Todos felizes com suas conquistas!


E no final ainda rolou a tradicional comemoração com os amigos no Belmonte 😄

Pós prova sempre no Belmonte!


Convidei duas pessoas queridas pra contar pra vocês a percepção delas com a prova, olha que legal que eles disseram:

Dora na sua primeira meia maratona!

Dorinha chegando com os amigos!


“Emocionante. Eu nunca conseguia compreender como as pessoas choravam ao terminar uma prova de corrida…. daí pronto: completei minha primeira meia-maratona. Estava morrendo de medo de não conseguir correr, pois não estava treinando conforme deveria nos últimos meses… Mesmo assim, resolvi me testar só pela distância, sem pensar em tempo. Chamei meus amigos de pacers, boas companhias e o que era para ser algo “sofrido” foi um prazer. A incrível sensação de fazer uma coisa que provoca tanto prazer em você, uma simples corrida, ao lado de pessoas que tenho tanto carinho. Estreiei em casa, em um dia lindo, uma vibe ótima, pessoas animadas, com uma equipe e assessoria bem família, maravilhosa. Agora levo essa memória para sempre. Algo que ninguém nunca fará por mim, ou que poderão me tirar: esse gostinho de correr meus primeiros 21km.”

Thiago  em mais uma maratona, após os últimos 75km 😱

Thi durante o percurso


“Maratona do Rio – 42 k de beleza.

Festa: Apenas loucos festejam a vida dessa maneira…

“Você acha que eu tenho vontade de levantar cedo para correr? “ Drauzio Varella revista exame 23/03/2012

A Maratona do Rio é uma verdadeira festa, com gente do mundo todo contemplando as belezas naturais da cidade maravilhosa, são na minha opinião os 42 k mais prazerosos de serem corridos.

A festa começa com os ônibus que levam os atletas até a largada, a qual acontece no pontal já com um nascer do sol de tirar o folego e predizendo que nem só de beleza será feita essa prova. Posso afirmar que o sol é o único carrasco.

A maratona do Rio revela a cada praia, paisagens incríveis que fazem você pensar estar correndo dentro de um sonho.

A energia é incrível, mas não advém apenas da exuberância da natureza, mas da energia dos atletas que vindos de mais de 60 países nas últimas edições, não tendo mudado muito nessa onde eu pude constatar a presença de muitos chilenos, argentinos, colombianos e até europeus…e não é só isso…das muitas maratonas pelo país acho que é a que coloca mais torcida na rua e isso incentiva e como costumo dizer dá uma vida aos corredores que pensam em desistir.

Nem só de alegrias vive essa prova…claro que cada atleta ali é um mundo à parte, com suas histórias de superação e suas vitórias.

O que vemos durante o percurso percorrido por mim em 3:37:22 é muita gente dando o sangue para realizar um feito pessoal, e debaixo de um calor de quase 30º muita gente com câimbras e muita gente passando mal, aqui faço apenas um a parte:

Acho lindo que cada vez mais pessoas se preocuparem com a saúde e se inscrevam nas provas, mas é necessário além de treinos e dedicação, conhecimento e os recursos certos…nunca deixar a hidratação de lado, e fazer uma alimentação correta, evitando danos à saúde.

Enfim, o que fica da Maratona do Rio é a alegria de celebrar a vida com os amigos de completar mais uma maratona e dessa vez na cidade maravilhosa, e claro a comemoração no Belmonte no final que não pode faltar.

Agradecendo sempre a Deus pela oportunidade, Gatas na Pixta por mais esse convite, Nova equipe pela garra de todos, Emerson Bisan – meu treinador, Toda organização da prova que se mostrou impecável.”

Medalhas da Meia e Maratona


Ano que vem estarei lá novamente! Essa é uma prova que vale muito a pena! E quero aproveitar toda essa vibe para me testar na maratona 🙄😱 Quem topa ir junto nessa?? 😉

@julibak
Agradecimentos ao Milton Ferreira e Luiz Fernando Valotto pelas fotos! 

Deixe um comentário