Todo cuidado é pouco: lesões

Há dois meses fui surpreendida em um dos meus treinos com uma dorzinha tipo uma pontada em baixo do meu joelho esquerdo. Ela persistia em todo treino que eu fazia, e quando eu descia escada… Comecei achar que isso não era normal  😣

Procurei meu amigo fisioterapeuta Evaldo, que me orientou a passar na clínica dele (Prime Fisioterapia), para ele analisar. Feito o diagnóstico, ele disse que eu deveria estar com algum tipo de fratura por stress e me orientou a procurar um ortopedista, porque seria necessário um exame para orientar o tratamento ideal. Realizei uma ressonância que só confirmou o diagnóstico 😦

Lesão e as sessões de fisio

Lesão e as sessões de fisioterapia

Foi aí que começaram as sessões de fisio, para a cicatrização óssea e diminuição das dores. Logo nas primeiras sessões, e com o final de treino (não podia correr e nem fazer nenhuma atividade de impacto, adeus volei!), as dores pararam. Aí que começou o tormento, porque sem dor, como entender que não se pode fazer as coisas que se gosta?

Demorou um pouco pra eu entender e assimilar sem sofrer que toda aquela pausa era o melhor pra mim. Mas era muito sofrido ver os amigos continuando suas atividades e a única coisa que você podia fazer era torcer por eles 😭

Vênus - Primeira prova que virei torcida :(

Circuito Lótus – Primeira prova que virei torcida 😦

Mas esse período off me fez pensar em muitas coisas, e principalmente o que me levou a ter a lesão: o treinamento sem orientação para as loucuras que fiz esse ano (Desafio do Dunga e Maratona de Santiago, que depois conto como foram). Fiquei muitos anos treinando por conta própria e assumi esses desafios antes de entrar para a assessoria e ter acompanhamento de um profissional. Tenho certeza que tudo isso contribuiu! Não ter limites nos nossos desafios, não significa que nosso corpo não tem limites também…

Aprendi a importância de ter um treinamento adequado, de realizar o fortalecimento muscular… São os músculos que protegem a nossos ossos! E principalmente em ter um peso saudável. O sobrepeso causa um impacto gigante em nosso corpo, contribuindo com o desgaste das articulações, e dos nossos ossos! E eu preciso perder uns kilinhos 😁

Esse tempo todo parada eu foquei no fortalecimento que eu podia fazer (nada de impacto no joelho) e fiquei melhor amiga do transport e da bike, para tentar não perder o condicionamento. Na academia, as pessoas agora me conhecem pelo nome, porque faço o fortalecimento direcionado por grupos musculares e com isso não falto nenhum dia! Tudo isso me ajudou a passar por todo esse momento de pausa.

Melhor amigo: Transport e seus primos: bike e fortalecimento

Melhor amigo: Transport e seus primos: bike e fortalecimento

Depois de dois meses, minha fratura cicatrizou! Meu fisio me liberou para fazer algumas atividades (ainda não todas), mas já posso correr que nem tartaruguinha!! Pra quem não podia nada, já me sinto beeeem feliz! E confesso que agora para treinar, estou indo bem devagar mesmo, porque tenho medo de ficar parada de novo!

É muito importante cuidarmos de nós! Aprendi que ser saudável não quer dizer fazer exercícios desenfreadamente, como eu fazia antes. Estar saudável é reconhecer nossos limites corporais e não ultrapassá-los! É fazer exercicios da forma correta, se alimentar direito, e ter o apoio de profissionais para nos orientar em todos esses processos.

Uma nova fase está se iniciando pra mim, já modifiquei minha rotina de exercícios, e agora é hora de focar na alimentação. Lesão por descuido nunca mais!

Agradeço ao meu fisio Evaldo, ao meu teacher Dennys e ao meu coach Bisan por toda ajuda e apoio nesse período! Conto com vocês para enfrentar os próximos desafios 🙂

image3

Juliana @julibak

Deixe um comentário